terça-feira, 24 de julho de 2012

In Memoriam


Prestamos uma homenagem à professora Loiva Vargas de Quadros, falecida na noite de quarta-feira, dia 18. Loiva era coordenadora da EJA da EMEF Carlos Drummond de Andrade. Após uma confraternização com colegas e formandos da EJA na escola, foi vitimada por um acidente automobilístico. Com pesar manifestamos nossa solidariedade a todas pessoas próximas.

“A luz de Deus te guie e te conduza a um bom lugar. Descanse em paz.” 
Colegas e amigos da EMEF Carlos Drummond de Andrade.
Canoas, 19 de julho de 2012.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

SPE/EJA certificam educadores e formadores

A Unidade da Educação de Jovens e Adultos em parceria com o SPE (Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas), ambos da Secretaria Municipal de Educação, depois de promover a formação de educadores (articulação e incentivo à leitura) de sete escolas municipais que possuem EJA, realizou o entrega dos certificados para 11 formandos, na noite de quinta-feira, 28 de junho. O ato contou com o apoio do Programa Canoas Viva, da Secretaria Municipal da Saúde e do Centro de Referência da Mulher.
Conforme a gestora do SPE, Silvia Hansen, a formação teve quatro encontros e teve o objetivo de auxiliar os educadores no desenvolvimento de uma proposta de trabalho alternativa nessa modalidade de ensino. "Agora vamos dar prosseguimento à proposta por meio do Projeto da Caravana da Prevenção, que se apresentará na EJA das escolas que participaram da formação. Haverá oficinas e informações aos educadores e educandos sobre as ofertas de atendimento disponíveis no município quando identificados problemas que incluam alcoolismo e uso de drogas, além da prevenção em relação a DST/HIV e tuberculose", salienta Sílvia.

Das 14 escolas municipais que adotam a modalidade EJA, oito participaram da formação: Duque de Caxias, Erna Würth, Irmão Pedro, Odette Freitas, Rio de Janeiro, Thiago Würth, Rio Grande do Sul e João Paulo I.


Participaram ainda do encontro o diretor de Educação Continuada e Diversidade, Luiz Augusto Farofa da Silva, e o gestor da EJA Alexandre Rafael da Rosa. Também estavam presentes as ministrantes do curso Maristela Elisabete Rilger, Rosane Alves Kern e Geisa Maria Bonfanti, que receberam seus certificados de palestrantes.

Adaptado de texto de Jesiel B. Saldanha (SECOM)

Mais duas edições do Projeto "OAB Vai à Escola" na EJA

 







O Projeto "OAB Vai à Escola", promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Canoas, contemplou mais duas escolas com a modalidade EJA. No dia 26 de junho aconteceu na EMEF Dr. Nelson Paim Terra, com a palestra sobre Direito do Consumidor, ministrada pelo Dr. Fábio Bueno, diretor do PROCON Canoas, atingindo 111 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) com idade entre 15 a 55 anos. Tirando dúvidas, orientando os alunos em diversas situações e oportunizando um maior conhecimento sobre seus direitos e deveres, Dr. Fábio proporcionou uma aula de cidadania.

 







Já no dia 12 de julho, o Projeto aconteceu na EMEF Santos Dumont com a palestra sobre Direito do Trabalho ministrada pela Drª Selma Valêncio Cesário, desta vez contemplando 39 educandos da EJA - Educação de Jovens e Adultos, de 15 a 72 anos.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Educadores da EJA apresentam projetos em curso de formação

Nos dias 20, 21 e 25 de junho, os(as) educadores(as) da EJA estiveram participando de mais uma etapa de formação continuada. O encontro, desta vez, procurou também proporcionar momentos de descontração através de uma atividade reflexiva e motivacional promovida pela prof. Mestre Beatriz Melo Schuster, cujo objetivo era levar os participantes à pensarem sobre a importância da valorização do ser humano nas organizações: família, trabalho e comunidade, conduzindo-os para uma reflexão sobre temas atuais que fazem parte do dia-a-dia profissional e pessoal, através de atividades interativas e animadas a partir das premissas de Platão.

As escolas, por sua vez, apresentaram projetos que foram desenvolvidos junto aos educandos, numa troca de experiências, em que os educadores puderam socializar os seguintes trabalhos:


EMEF Erna Würth - Projeto Interdiscplinar: "Ler...Mais".
EMEF Rio de Janeiro - Prof. Cássia Fernanda Lopes Nunes da Área da Linguagem: Máscara - Um elo entre o eu e o outro.
EMEF Duque de Caxias - Prof. Cinara Mattos, da Educação Cidadã: Relatos da Educação Quilombola.

EMEF João Paulo I - Profs. Denise e Valquíria - Artes e Tecnologias
EMEF Irmão Pedro -Prof. Maria Dioraci: Relato do seu trabalho na Área de Linguagens e Tecnologias
EMEF Paulo VI - Prof. Joaquim: Relato de Experiências.
EMEF Vitória - Profs. Carmen Cristina Pereira e Débora Carolina Molina Leme: "História em Cena".
EMEF Nelson Paim Terra - Prof. Sonsearai: Saúde e Higiene.

EMEF Thiago Würth - Prof. Elaine Koch: Projeto Teatro Würth.
EMEF Max Oderich - Projeto Arteja.
EMEF Rio Grande do Sul - Profs Márcia Janair e Rejane Pizzato: Projeto Conhecendo Nossas Origens.
EMEF Odette Freitas - Prof. Edmara Buzatto - Ciências da Natureza e Exatas.

O destaque ficou por conta da esquete teatral apresentada pelos educandos da Escola Thiago Würth. As atrizes Teresinha Cleci Santos de Souza (70 anos), Vera Berenice Quevedo Lord e o ator Micael Souza de Freitas (15 anos), brindaram os educadores com "As Diferentes Maneiras de Ver a Vida".

Platão
View more PowerPoint from alexrrosaueja
Projeto Conhecendo Nossas Origens - EMEF Rio Grande do Sul
View more PowerPoint from alexrrosaueja

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Educadoras e educandos de Canoas participam do Encontro do Fórum Estadual de EJA do RS

No dia 15 de Junho, com início às 17h30m, realizou-se o Encontro do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul. A mesa de abertura contou com a presença da Coordenação do Fórum, cujos membros foram apresentados aos participantes do evento. A prof. Jussara Loch que coordena o Fórum gaúcho fez um relato do Encontro dos Representantes do Fórum com a SECADI/MEC, realizado em Brasília. Também foi comunicado o fato de não ter sido confirmada ainda a realização do Encontro Regional, marcado para a cidade de Florianópolis, razão pela qual não foram selecionados os delegados a participarem do mesmo, ficando a escolha para um próximo Encontro Estadual.

Entre os relatos de experiências, o município de Gravataí, através da SMEC/EJA, apresentou o Projeto ganhador da Medalha Paulo Freire. Em seguida, a Prof. Aline Cunha (UFRGS) esclareceu elementos e narrou a trajetória da Agenda Territorial de EJA do RS, responsável pelo levantamento da demanda e oferta da educação de jovens e adultos no Estado. Por último, a Escola Estadual de Ensino Médio Governador Roberto Silveira, do município de Cachoeirinha, apresentou um painel com projetos executados na modalidade EJA.

Canoas esteve presente com a educadora Lisiane de Abreu da EJA da EMEF Rio de Janeiro, que também levou alguns educandos da modalidade como Noemi da Silva Sabio e Luciani Braga Reginato, titular e suplente do Conselho do FUNDEB, respectivamente, mais as educadoras Maria Margarete da Silva e Dileta Santiago da EMEF Paulo VI, além do gestor Alexandre Rafael da Rosa.

Canoas e Sapucaia do Sul trocam experiências na modalidade EJA

Na segunda-feira, 11 de junho, o gestor da EJA do município de Canoas, Prof. Alexandre Rafael da Rosa, esteve em Sapucaia do Sul, na região metropolitana, à convite da Coordenadora da EJA local, Prof. Alessandra Bobsin, para um "bate papo" com os Orientadores Educacionais e Pedagógicos. No ano passado, durante seminário em Canoas, a equipe pedagógica da SMED de Sapucaia apresentou um quadro da EJA daquele município. Estabeleceu-se assim uma troca de experiências em termos de políticas públicas na área da educação de jovens e adultos e seus contextos.
Durante duas horas aproximadamente, a conversa em torno do tema evoluiu para uma análise de situações semelhantes e diferentes envolvendo a realidade da EJA em ambas localidades. A reunião que ocorreu na EMEF Justino Camboim, também despertou para a necessidade de reativação do Fórum Metropolitano da EJA.
Fotos: Alessandra Bobsin