O CEIA (Centro de
Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade) atende, no contraturno, alunos oriundos
das escolas municipais em suas
especificidades, com profissionais nas
áreas de: Psicopedagogia,
Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Psicologia, assim como, atelier de artes, corporeidade, salas temáticas (alfabetização), auxílio pedagógico aos pais e uma turma da EJA (pós-alfabetização).
Todo o trabalho
realizado no Centro visa dar suporte necessário e imprescindível para o avanço
cognitivo, físico, emocional, social e cultural destes alunos para que se
sintam capazes de acompanhar e progredir em suas aprendizagens expressando as
diferentes formas de linguagens.
O Projeto relatado aqui, diz respeito à
metodologia que de praxe é desenvolvida neste espaço. Intitulado; "A beleza das diferenças representadas na obra de Romero Brito: o abraço" envolve as crianças que fazem parte do atelier de
artes, bem como, os educandos da EJA. As professoras responsáveis pela execução
deste projeto, Zaida Mendonça Lyra (atelier de artes) e Ana Maria Raupp (EJA),
buscam através de suas práticas pedagógicas contextualizar as ações
significativas do cotidiano do aluno. A
obra de Romero Brito “o abraço” expressa, além da afetividade que o nome sugere, a diversidade transposta na
irregularidade do traço e a uma gama de
cores e padrões sob forma de retalhos que nos submetem à
reflexão em torno do descarte e da diversidade social.
No atelier de artes
a professora trabalha com a construção coletiva de uma tela “o abraço” confeccionada em retalhos de
tecidos coloridos a fim de estimular o potencial criativo dos alunos,
enriquecendo o repertório estético de cada um, bem como desenvolvendo habilidades
e aprimorando competências para que sejam
capazes de criar, interpretar e refletir sobre a arte de viver. Em sala de aula,
este movimento se interage com as atividades de leitura, escrita e desenvolvimento do raciocínio
lógico-matemático, explorando todos os
elementos da obra como forma de expandir as práticas pedagógicas para uma
compreensão mais significativa das aprendizagens. Procuramos produzir aqui, a força da arte na
sua dimensão simbólica e no seu poder expressivo de representar idéias nas
diferentes formas de linguagem. Desta
forma, objetivamos possibilitar ao aluno vivenciar emoções e sensibilidades, bem como, experimentar o fazer e o conhecer como
elementos fundamentais na busca do desenvolvimento e das aprendizagens.
Este trabalho foi transcrito a partir de um
projeto, pela estagiária Raquel Schlemer König.
Texto: Profª Ana Maria Raupp
1 comentários:
Parabéns pelo tabalho¹
Postar um comentário