domingo, 28 de março de 2010

Plano de Aula / Proposta de Atividade 01 / 2º Segmento / CHS-CNE

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO PAULO I

PROFESSOR: ALEXANDRE RAFAEL DA ROSA

ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E CIÊNCIAS NATURAIS

EIXO: TRABALHO, CULTURA E SOCIEDADE

SUBEIXOS: MUNDO DO TRABALHO E A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS

TEMÁTICA: SETORES DA ECONOMIA

CONHECIMENTOS: SETOR PRIMÁRIO, SETOR SECUNDÁRIO, SETOR TERCIÁRIO, BENS DE CONSUMO, BENS DE PRODUÇÃO, POPULAÇÃO ATIVA E INATIVA, ESTATÍSTICA, ELABORAÇÃO E LEITURA DE GRÁFICOS.

OBJETIVOS:

- PROPRICIAR UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ALUNO TRABALHADOR E SUA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO;
- PROPORCIONAR UMA COMPREENSÃO DA DINÂMICA DA ECONOMIA EM NOSSA SOCIEDADE;
- CAPACITAR O ALUNO A TRABALHAR COM DADOS/ÍNDICES E A FAZER LEITURA DA REALIDADE A PARTIR DE GRÁFICOS.

METODOLOGIA:

- ELABORAR UM QUESTIONÁRIO CUJAS RESPOSTAS TRACEM UM PERFIL PROFISSIONAL DO ESTUDANTE;
- CONCEITUAR OS CONHECIMENTOS ELENCADOS;
- DISTRIBUIR REVISTAS E JORNAIS PARA FINS DE RECORTES E COLAGEM DE MATÉRIAS/REPORTAGENS ASSOCIADAS AOS SETORES DA ECONOMIA E BENS PRODUZIDOS;
- SOLICITAR JUSTIFICATIVAS PARA CLASSIFICAÇÃO DAS MATÉRIAS SELECIONADAS.

RESULTADOS PREVISTOS:

- COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DO TERMO ECONOMIA E COMO ELA ESTÁ PRESENTE EM NOSSA REALIDADE E, PORTANTO, EM NOSSA SOCIEDADE;
- ENTENDIMENTO SOBRE A INTERLIGAÇÃO ENTRE ECONOMIA E TRABALHO E O QUANTO, NA CONDIÇÃO OU NÃO DE TRABALHADORES FORMAIS, FAZEMOS PARTE DESTA ENGRENAGEM;
- SABER DEFINIR E CLASSIFICAR OS TIPOS DE BENS QUE FAZEM PARTE DE NOSSO COTIDIANO EM TERMOS DE NECESSIDADES A SEREM ATENDIDAS;
- AO ELABORAREM OS DADOS OBTIDOS EM SALA DE AULA OS ALUNOS PODERÃO COMPREENDER COMO SÃO LEVANTADAS AS ESTATÍSTICAS, OS ÍNDICES, AMOSTRAGENS, PESQUISAS, ETC.;
- AO TRANSFORMAREM OS DADOS EM GRÁFICOS E FAZEREM LEITURAS PODERÃO VISUALIZAR UMA DADA REALIDADE EM SUA PRÓPRIA SALA DE AULA FAZENDO CORRELAÇÕES COM OUTRAS ESTATÍSTICAS.

1 comentários:

UEJA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário