sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cinema em sala de aula: alunos da EJA aprendem através da sétima arte

Quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ao invés do quadro-negro e das citações dos professores, uma sessão de cinema em plena sala de aula estimula o aprendizado dos alunos da EJA da escola João Paulo I, localizada no bairro Santo Operário, em Canoas. A iniciativa, idealizada pelos professores da instituição, tem nome: Cineja. Ela incentiva os estudantes a raciocinar, pesquisar, questionar e redigir, além de capacitá-los a pensar o mundo e suas circunstâncias.
De acordo com o professor Alexandre Rafael da Rosa, a metodologia rompe com o ensino tradicional, no qual o educador apenas transmite o conteúdo, raramente despertando o real interesse dos alunos. “Nosso objetivo, obedecendo à proposta da Secretaria Municipal de Educação de descentralizar o acesso ao conhecimento, foi o de aproximar os eixos temáticos estudados em sala de aula, do cotidiano dos estudantes. Além da exibição de filmes e documentários, há a inclusão de outras tecnologias como o envio de trabalhos por e-mail, a utilização de músicas, de vídeos do youtube, bem como o uso do power point”, explica.
Na noite desta quinta-feira, 23, houve a exibição do filme A Bíblia, que aborda a questão do criacionismo, sob o ponto de vista religioso. Anteriormente, os estudantes acompanharam o filme Criação, que trata do mesmo assunto, porém sob a óptica científica. Os filmes foram selecionados considerando-se o eixo atual em estudo “Povos, Cultura e Conhecimento”, no qual a temática é a evolução.
Em poucos minutos, duas salas de aula ficaram lotadas de alunos ávidos pela exibição do filme. No entanto, antes de dar início à sessão de cinema, o professor orienta quanto à proposta de trabalho e explica que após a exibição, os questionamentos serão respondidos em dupla. “O filme é um instrumento para a compreensão, precisando não apenas ser visto, mas pensado e discutido. Por isso, também fazemos debates e estimulamos a elaboração de textos. Eles participam, tomam posições, defendem seus pontos de vista, indagam. A aceitação é excelente.”, garante.
Após três décadas longe dos bancos escolares, o eletricista Amarildo Ribeiro Padilha, 45 anos, reencontrou o prazer de estudar. “Acho formidável esta forma dos professores nos transmitirem o aprendizado”, afirma. Conversando com a irmã que também frequenta a EJA, porém em outra escola, a babá Silvia Alves, 31 anos, percebeu a diferença de seu conhecimento. “Percebo que tenho mais senso crítico do que ela e adquiri isso através da forma como nos passam os conteúdos na escola. Somos levados a sair da zona de conforto e questionar, debater. Não ficamos apenas no que está escrito nos livros”, observa.
No dia 29, durante o Encontro de Professores da EJA, que será realizado na AABB, a metodologia será apresentada aos demais educadores do município. “Nossa intenção é compartilhar esta experiência e incluí-la nas demais instituições da cidade”, afirma Rosa.

Patrícia Araujo - Secretaria Especial de Comunicação

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá...
Gostaria de tirar uma dúvida, que talvez vocês possam me responder.
Quais são as escolas, em Canoas, que oferecem o EJA (2º GRAU)?
Já fiz algumas pesquisas, porém encontro escolas que possuem somente até a oitava série. Se possível, gostaria de obter resposta.
Desde já agradeço.

Anônimo disse...

O município não dispõe de EJA no ensino médio (2º grau). A responsabilidade neste caso é do Estado. Ligue para 27ª CRE 34724099. Grato pela atenção.

Postar um comentário