sábado, 23 de abril de 2011

2011 - RETOMANDO A FORMAÇÃO DA EJA

Nos dias 06 e 07 de abril, a Unidade de Educação de Jovens e Adultos de Canoas promoveu o curso de formação que deu inicio ao calendário do presente ano, mas prosseguiu e aprofundou as propostas pedagógicas iniciadas no ano passado. O curso ficou à cargo do Instituto Integrar que renova sua parceria com o nosso município.
Na primeira noite o tema foi a juvenilização da EJA. Com o título "Culturas e Identidades Juvenis na Educação de Jovens e Adultos: Tensões e Desafios", o professor Marco Mello abordou a questão sobre o recrudescimento do número de adolescentes na educação de jovens e adultos. Segundo Mello, "pensar sujeitos da EJA é trabalhar com e na diversidade... pessoas de diferentes características e culturas e cada vez mais jovens".Os professores participaram da proposta desenvolvendo atividades em grupos.
Na
segunda noite, com o professor Romir, o tema foi a interdisplinaridade. Segundo ele,
"pe
nsar de forma interdisciplinar remete à necessidade de compreender a realidade como uma totalidade concreta e dialética e cada ciência, nessa perspectiva, aponta possibilidades e limites para a interpretação dos fatos sociais".
Os assuntos tratados foram os mais pertinentes levando em consideração a experiência do ano passado. As polêmicas maiores aconteceram como devem acontecer, ou seja, no debate pedagógico e na concepção da educação de EJA. Foram realizadas intervenções pelos professores, nas quais avaliaram a proposta que vem sendo trabalhada na EJA. Pontos positivos e outros que precisam avançar foram apontados, mas sempre na perspectiva de que estamos trilhando um caminho coletivo de um novo jeito de pensar EJA na sua diversidade.
O professor Jaime, da área pedagógica do Integrar, foi apresentado oficialmente aos educadores.

0 comentários:

Postar um comentário