terça-feira, 6 de abril de 2010

Plano de Aula / Proposta de Atividade 02 / 2º Segmento / LA&T

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO PAULO I

PROFESSORA: TATIANA RAQUEL B. GREFF

EIXO: TRABALHO, CULTURA E SOCIEDADE.

SUBEIXOS: DIVERSIDADE CULTURAL E A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS

ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS / ARTES E TECNOLOGIA

OBJETIVOS:

- Ampliar os parâmetros culturais dos alunos a partir do debate, pesquisa e elaboração de trabalhos sobre o conceito de cultura e diversidade cultural.
- Trabalhar o conceito do que é cultura e suas diferentes manifestações: cultura popular, erudita e cultura de massa.

METODOLOGIA:

- Dividir a turma em duplas e pedir para que discutam e escrevam o que é cultura.
- As duplas deverão apresentar à turma seus conceitos sobre cultura.
- Estabelecer um debate a partir dos conceitos trazidos pelo grupo.
- As duplas deverão pesquisar na web textos e artigos sobre conceito de cultura.
- Cada dupla deverá fazer uma síntese das informações pesquisadas e apresentar à turma, comparando o conceito inicial trazido pela dupla, com as informações pesquisadas.
- Expor com data show os conceitos sobre as diferentes manifestações culturais: cultura popular, erudita e cultura de massa.
- Sortear as diferentes manifestações culturais, entre grupos de quatro integrantes, para que pesquisem na web exemplos da cultura sorteada. Por exemplo: cultura popular = o repente, literatura de cordel, teatro de mamulengos, Hip Hop, etc.
- Apresentação das pesquisas à turma.
- Os grupos deverão criar um trabalho a partir da manifestação cultural pesquisada. Ex: Um grupo que tenha pesquisada a cultura popular/ Hip Hop deverá criar, por exemplo, um rap. Um grupo que pesquisou cultura erudita/ Portinari, deverá criar um trabalho relacionado com este pintor. Um grupo que tenha pesquisado cultura de massa/ funk ou programas de televisão, deverá criar um trabalho relacionado com isto (criar uma esquete teatral sobre programas televisivos).
- Apresentação dos trabalhos à turma.
- Finalizar o trabalho estabelecendo um debate sobre as questões levantadas durante a aula e os trabalhos apresentados.

0 comentários:

Postar um comentário