segunda-feira, 14 de junho de 2010

Nkosi Sikelel' iAfrika (Deus abençoe a África)

No momento em que a Copa do Mundo chega a todos os quadrantes da Terra diretamente da África do Sul, abre-se uma porta para conhecermos um pouco mais deste país e deste continente.Listamos aqui alguns filmes sobre a África com os quais os professores podem trabalhar e desenvolverem atividades junto aos alunos visando um aprofundamento maior sobre a realidade do povo africano. "AMANDLA".




Mandela – A Luta pela Liberdade (Goodbye Bafana)
Elenco: Dennis Haysbert, Diane Kruger, Joseph Fiennes, Faith Ndukwana, Terry Pheto.
Direção: Bille August
Gênero: Drama / Duração: 140 min.
Distribuidora: Europa Filmes
Sinopse: A história de um guarda branco e racista na África do Sul do apartheid. Sua vida foi alterada depois de passar 20 anos guardando a cela de Nelson Mandela.

Em Minha Terra (Country of My Skull)
Elenco: Samuel L. Jackson, Juliette Binoche, Brendan Gleeson , Menzi Ngubane , Sam Ngakane
Direção: John Boorman
Gênero: Drama / Duração: 100 min
Sinopse: Jornalista negro norte-americano é enviado à África do Sul, em 1995, para fazer a cobertura dos depoimentos ouvidos na Comissão da Verdade e Reconciliação, que julga os brutais crimes cometidos durante o período do apartheid.

Um Grito de Liberdade (Cry Freedom)
Elenco: Denzel Washington, Kevin Kline, Josette Simon, Juanita Waterman
Direção: Richard Attenborough
Gênero: Drama / Duração: 157 minutos
Sinopse: A tensão e o terror do Apartheid na África do Sul é poderosamente retratada neste emocionante filme, que nos conta a história do ativista negro silenciado pela polícia Stephen Biko e de um editor liberal de um jornal branco que arrisca a sua própria vida para divulgar ao Mundo a mensagem de Biko.

Mandela - Um Grito de Vitória (Mandela)
Elenco:F.W. de Klerk ( Himself) Nelson Mandela (Himself) Winnie Mandela (Herself) Eugene Terre'Blanche (Himself (AWB Party)
Direção:Angus Gibson, Jo Menell e Shijie
Gênero: Documentário - Biografia / Duração: 118 min.
Sinopse: A instauração do regime do apartheid, em 1948, regulamentando sob a força da lei a dominação da minoria branca sobre a maioria negra, provocou uma política segregacionista no país, levando Mandela a encorajar protestos pela via da não-violência. Com sua esposa Winnie, Mandela compartilhou a luta pelo mesmo ideal e encontrou nela o apoio para percorrer seu caminho de resistência ao regime, mesmo durante os 27 anos que ficou na prisão após seu julgamento e condenação em 1964. O que não impediu que ele ganhasse o Prêmio Nobel da Paz em 1993.


Invictus (Invictus)
Elenco: Morgan Freeman , Matt Damon , Tony Kgoroge , Patrick Mofokeng , Matt Stern
Direção: Clint Eastwood
Gênero: Drama / Duração: 134 min
Sinopse: Eleito presidente, Nelson Mandela tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população em torno da equipe sul-africana e incentiva a seleção nacional a ser campeã.


2 comentários:

teca disse...

ACRESCENTE O FILME INVICTUS COMO SUGESTÃO ..É ÓTIMO!

"Ëu agradeço a todos os deuses por meu espírito invencível..Eu sou o senhor do meu destino..Eu sou o capitão da minha alma"Nelson mandela

Néia disse...

Parabéns pelo blog
sugestões muito legais.
Abraços
Néia - secretaria da Escola Especial para Surdos Vitoria.
vitoriasurdos.blog.terra.com.br

Postar um comentário