sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Educandos da EJA participam da III Feira de Brinquedos Folclóricos do CEIA

A III Feira de Brinquedos Folclóricos já é uma tradição no CEIA.  As crianças dos atendimentos, as famílias e os alunos das turmas de EJA são responsáveis pela construção dos brinquedos  e pela organização da Feira. Neste dia, os adultos interagem de forma prazeirosa com as crianças buscando resgatar danças, contos, cantigas de  roda e brincadeiras que fazem parte do nosso folclore.
O CEIA (Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade) atende alunos oriundos das  escolas municipais em suas especificidades, com profissionais nas áreas de: Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Psicologia, assim como Oficinas de Arte, Corporeidade, Salas Temáticas (Alfabetização), Auxílio Pedagógico aos Pais, e o NAPPB – Núcleo  de Apoio   Pedagógico  e   Produção  Braile ). Este espaço comporta também 2 turmas de EJA, Alfabetização e Pós-Alfabetização, com alunos na idade entre 15 a 75 anos.

Todo o trabalho realizado no Centro visa dar suporte necessário e imprescindível para o avanço cognitivo, físico, emocional, social e cultural destes alunos para que se sintam capazes de acompanhar e progredir em suas aprendizagens expressando as diferentes formas de linguagens.
A atividade aqui apresentada diz respeito ao trajeto percorrido por todos os alunos e profissionais da educação deste Centro de Atendimento. Por um longo período viemos costurando  nossas histórias pessoais e a do grupo de alunos. Os retalhos de vida de cada um vão sendo alinhavados às histórias de todos e assim vamos aprendendo e ensinando. Este ir e vir, onde as partes constituem um todo e o todo é constituído pelas partes é percorrido por vários caminhos do conhecimento e vão sendo costurados aos saberes de cada aluno de forma a produzir sentido e significado para as suas aprendizagens.

Informações e Fotos:
Prof. Ana Raupp

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este trabalho,parabéns a todos.

Postar um comentário