sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Canoas investe em oportunidade para educandos da EJA

Na noite de ontem, 08/12, os educandos da Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais de Canoas que estão concluindo o ensino fundamental, e acima de 18 anos de idade, fizeram suas incrições para o ensino médio profissionalizante, pelo período de 3 anos, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus de Canoas. Desde a segunda-feira, a SME disponibilizou ônibus para conduzir os educandos das escolas, nos quadrantes, até o IFRS. Sem essa possibilidade, dificilmente os alunos considerados dentro do critério de vulnerabilidade socioeconômica teriam a chance de concorrer às vagas oferecidas pelo Programa. Cerca de 90 educandos assitiram às palestras ministradas pelo prof. Romir Rodrigues, Coordenador do PROEJA.

Puderam também conhecer o Instituto e ter contato com a proposta de ensino que inclui o profissionalizante, sobre o qual houve uma explanação e apresentação prática. Os educandos se mostraram atentos e interessados, manifestando em diversos momentos a satisfação de estarem obtendo uma oportunidade para seguirem seus estudos naquela instituição, para muitos, algo impensável. 30 vagas foram disponibilizadas pelo Programa, que oferece uma ajuda de custo segundo determinados critérios socioeconômicos, além da bolsa de 100 reais mensais. Para Romir, "o Instituto é uma entidade pública que visa contemplar o direito à educação aos que mais precisam. Trata-se de uma estrada aberta, onde cada um dos contemplados decidirá se a percorrerá ou não".

Foram salientadas pelos educandos as dificuldades de acesso em termos de transporte ao IFRS, sendo essa uma questão a ser resolvida.


1 comentários:

Aura Brisa disse...

Parabéns a todos os educandos e também ao Instituto pela oportunidade!É com pesar que ao olhar este post não visualizo a Inclusão de nossos alunos Surdos da escola Vitória que,infelizmente não estão contemplados.....

Postar um comentário