quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Direito de Família na EJA do Drummond

Em mais uma edição, o Projeto "OAB Vai à Escola" aconteceu na EMEF Carlos Drummond de Andrade, no dia 27 de setembro, com a palestra sobre Direito de Família ministrada pela Drª Selma Valêncio Cesário. Por duas horas, contemplando 87 educandos da Educação de Jovens e Adultos, com idades entre 15 e 56 anos, a palestrante atendeu a proposta pedagógica inserindo-se dentro da proposta do Eixo Temático "Cultura, Cidadania e Meio Ambiente". Após as explanações, a Drª Selma, acompanhada da prof. Zenaide Rocha, da Unidade de Jovens e Adultos/DECD/SME e da Coordenadora da EJA na escola, prof. Rossana Simões, ainda atendeu alguns casos individuais, promovendo esclarecimentos e dirimindo dúvidas. Foi a ocasião propícia para alguns educandos aproveitarem para fazer uma "consulta particular". O próximo encontro está programado para se realizar na EMEF Rio de Janeiro, com o tema "Direito do Trabalho".
 
Fotos e informações: Zenaide Rocha

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Delegação gaúcha debate o futuro da EJA no XII Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos

Realizou-se entre os dias 20 e 23 de setembro, na cidade de Salvador, na Bahia, o XII Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos. O evento, congregando os Fóruns de EJA de todos os Estados brasileiros, foi promovido pelo Fórum da EJA da Bahia, e contou com delegações de todas as regiões do Brasil, contabilizando em torno de quinhentos participantes, entre educadores, gestores municipais e estaduais, representantes dos movimentos sociais, de universidades, órgãos governamentais, instituições ligadas ao chamado sistema “s”, e principalmente, educandos da EJA, que relataram suas experiências e trajetórias de vida, se contituindo, com certeza, no ponto alto do Encontro. A abertura contou com a presença de autoridades do Estado da Bahia e da capital, além do governo federal (MEC). Os painéis abordaram a seguinte temática:
Dia 20
Conferência 
Educação de Jovens e Adultos: entre o marco da Cidadania e da Emancipação Humana. 
Conferencista 
Sonia Maria Rummert
Professora Universidade Federal Fluminense 
Mediadora 
Sandra Maria Marinho Siqueira
Professora Universidade Federal da Bahia / Fórum EJA Bahia
Dia 21 
Mesa Temática 
Balanço Político organizacional dos Encontros Nacionais (ENEJAs) e dos Encontros Regionais de Educação de Jovens e Adultos (EREJAs)
EREJAs - Representantes dos Fóruns Articuladores das regiões Nordeste; Centro Oeste; Sudeste; Sul e Norte
ENEJAs - Analise da Silva
Professora da Universidade Federal de Minas Gerais / Coordenadora do Fórum Mineiro de EJA 
Coordenação 
Miriam Patrícia Burgos
Representante do Fórum de EJA de Pernambuco 

Mesa Redonda 
A Política Pública de EJA: Da Sexta Conferência Internacional de Educação ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011 a 2020) 
Expositores:
Mauro José da Silva
Diretor de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - SECADI/MEC
Walisson Maurício de Pinho Araujo
Coordenador Geral de Apoio à Gestão Democrática dos Sistemas de Ensino - DASE / SASE / MEC
Maria Margarida Machado
Professora da Universidade Federal de Goiás / Fórum Goiano de EJA
Debatedora
Edna Castro de Oliveira
Professora Universidade Federal Espírito Santo / Fórum EJA Espírito Santo
Dia 22 
Mesa Temática 
Paulo Freire na EJA: 90 anos entre os discursos e as práticas
Maria Luiza Pereira Angelim
Professora Universidade de Brasília / Fórum EJA Distrito Federal
Tânia Maria de Melo Moura
Professora Universidade Federal de Alagoas 
Mediador 
Marinaide Lima de Queiroz Freitas
Professora Universidade Federal de Alagoas / Fórum EJA Alagoas 

Mesa 
A Campanha pelo Direito à Educação: estratégias de luta
Daneil Cara
Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação 
Mediador 
Francisco Alves Rodrigues
Fórum de EJA Ceará

As palestras foram intercaladas com trabalhos em grupos por segmentos e assuntos pertinentes à EJA, assim estruturados:
Dia 21 
Eixos Temáticos / Grupos de Trabalho por área de interesse 
1. Formação de Professores / Seminário Nacional de Formação
2. Gestão, recursos e financiamento, Estratégias de acesso e permanência / Programa Nacional do Livro Didático
3. Políticas Intersetoriais
4. Educação no Sistema Prisional
5. Educação de pessoas com deficiência
6. Educação do e no Campo
7. EJA e a relação com o trabalho (PROEJA, PROJOVEM e outros programas)
8. Agenda Territorial Integrada de Alfabetização e EJA
9. Políticas de Alfabetização de Jovens e Adultos
10. Centro de Referência e Memória de EJA - Portal dos Fóruns
Dia 22 
Grupos de Trabalho por segmento 
Fóruns de EJA: fortalecendo o espaço de luta e resistência na garantia dos direitos dos sujeitos da EJA
- Gestão - Universidade - ONGs - Movimentos Sociais - Educadores - Educando

Além do professor/gestor da EJA Alexandre Rafael da Rosa e da professora Márcia Marques da EJA/Esc. Thiago Würth, ambos de Canoas, fizeram parte da delegação as seguintes integrantes: Liana Borges, Jussara Loch, Aline Cunha, Elisete Bernardi, Alessandra Bobsin, Adriana Soares, Martha da Rosa, Maria Fani Scheibel, Mara Soares, Sita Mara Sant'anna, Franciele Marques, Cleci Souza, Karen Antochevis, Denise Silva, Joara Vieira e Josiane Andrade.

domingo, 25 de setembro de 2011

Encontrão da EJA: Professores dividem experiências e reflexões sobre a modalidade

No final da última semana, dias 15 e 16 de setembro, a Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Diretoria de Educação Continuada e Diversidade da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Integrar, realizou duas noites de Encontro da Educação de Jovens e Adultos, a EJA. Participaram da atividade, que ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), cerca de 110 professores da modalidade de ensino.

A programação reuniu relatos de experiências da EJA em outros municípios da região e palestras de Liana Borges, representando o Fórum EJA/RS, Alessandra Bobsin Vieira, coordenadora da EJA em Sapucaia, Liége Teixeira, assessora pedagógica da EJA em Esteio, Marcos Mello, coordenador pedagógico da EJA/IPPOA. Para Liana, “a modalidade EJA obedece diferentes formas de educação, onde o professor deve ser um pesquisador". Ela falou também sobre oferta e demanda, financiamento e intersetorialidade na EJA. Os mediadores foram Diovane Santos e Jaime Fogaça.  

No segundo dia de encontro, o palestrante Marco Mello trabalhou com atividades práticas, abordando a interdisciplinaridade. Os representantes dos municípios vizinhos, Sapucaia e Esteio, relataram suas experiências na área da EJA com o objetivo de trocar experiências nesta modalidade de ensino.

Amanda Utzig Zulke
Fotos: Felipe Lause
* com informações de Alexandre Rafael da Rosa (gestor da UEJA/SME)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

CINEJA - Projeto da EJA Gestado na Escola João Paulo I é Apresentado em Curso de Formação dos Professores de Esteio


O Projeto CINEJA, elaborado pelos professores da modalidade EJA da Escola João Paulo I, depois de ser apresentado aos professores da Educação de Jovens e Adultos de Canoas e compartilhado, com algumas adaptações, na Turma 1 do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade da UFRGS, pelo prof. Alexandre Rosa, foi também compartilhado como proposta para a formação dos docentes da EJA, da Rede Municipal de Esteio, que atuam na área das Ciências Sócio-históricas. O curso denominado "Cardápios de Formação", é coordenado pela Professora Dra Aline Lemos da Cunha (DEE/FACED/UFRGS) e foi ministrado na Escola Municipal Osvaldo Aranha (em Esteio). A Coordenadora da EJA Liége Teixeira (SMEE-Esteio) recepcionou os professores, os quais apresentaram as palestras conforme as áreas do conhecimento. Participaram, juntamente ao Professor Alexandre Rosa, a Profa Dra Fernanda Wanderer (DEC/FACED/UFRGS), a Profa MsC Amanda Castro (PPGEdu/UNISINOS), a Profa MsC Rita de Cássia Machado (PPGEdu/FACED/UFRGS) e a Profa MsC Ana Godinho (DEE/FACED/UFRGS). O projeto de formação prosseguirá até o final de 2011.

 







Texto e Informações: Alexandre Rafael da Rosa e Aline Cunha.
Fotos: Liége Teixeira

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Educandos da EJA participam da III Feira de Brinquedos Folclóricos do CEIA

A III Feira de Brinquedos Folclóricos já é uma tradição no CEIA.  As crianças dos atendimentos, as famílias e os alunos das turmas de EJA são responsáveis pela construção dos brinquedos  e pela organização da Feira. Neste dia, os adultos interagem de forma prazeirosa com as crianças buscando resgatar danças, contos, cantigas de  roda e brincadeiras que fazem parte do nosso folclore.
O CEIA (Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade) atende alunos oriundos das  escolas municipais em suas especificidades, com profissionais nas áreas de: Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Psicologia, assim como Oficinas de Arte, Corporeidade, Salas Temáticas (Alfabetização), Auxílio Pedagógico aos Pais, e o NAPPB – Núcleo  de Apoio   Pedagógico  e   Produção  Braile ). Este espaço comporta também 2 turmas de EJA, Alfabetização e Pós-Alfabetização, com alunos na idade entre 15 a 75 anos.

Todo o trabalho realizado no Centro visa dar suporte necessário e imprescindível para o avanço cognitivo, físico, emocional, social e cultural destes alunos para que se sintam capazes de acompanhar e progredir em suas aprendizagens expressando as diferentes formas de linguagens.
A atividade aqui apresentada diz respeito ao trajeto percorrido por todos os alunos e profissionais da educação deste Centro de Atendimento. Por um longo período viemos costurando  nossas histórias pessoais e a do grupo de alunos. Os retalhos de vida de cada um vão sendo alinhavados às histórias de todos e assim vamos aprendendo e ensinando. Este ir e vir, onde as partes constituem um todo e o todo é constituído pelas partes é percorrido por vários caminhos do conhecimento e vão sendo costurados aos saberes de cada aluno de forma a produzir sentido e significado para as suas aprendizagens.

Informações e Fotos:
Prof. Ana Raupp

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Segurança nas escolas com EJA é pauta de reunião entre Guarda Municipal e SME


Em reunião realizada no dia 1º/09, envolvendo setores da SMSPC e a Unidade de Educação de Jovens e Adultos da SME, foram acertados os critérios para a manutenção do processo de segurança nas escolas municipais no noturno, onde se desenvolve a modalidade EJA. Algumas escolas manifestaram preocupação quando receberam informações de possível retirada dos guardas da empresa terceirizada que fazem a segurança de rotina. Segundo o diretor da Guarda Municipal Luiz Carlos de Bortoli, alguns ajustes realmente estão para serem feitos, mas não deverá prejudicar a segurança realizada nas escolas à noite, por ser prioridade, e a ronda escolar, conforme cartão-programa, será intensificada. Lisandro Carvalho, adjunto de operações, destacou a continuidade do ciclo de palestras que ocorreram em algumas escolas no primeiro semestre. Será estruturado pela SMSPC, através da diretoria geral da Guarda com sua coordenadoria de prevenção à violência escolar, um cronograma de visita às escolas, de caráter pedagógico, dialogando com os professores, coordenadores e educandos, inclusive passando de turma em turma visando transmitir uma sensação de segurança e trazer uma maior tranqüilidade para a comunidade escolar da EJA. Assim que o calendário de visitas estiver pronto será repassado para as escolas.
            Para o prof. Alexandre Rafael da Rosa, gestor da Unidade EJA da SME, são ótimas as notícias, pois uma das grandes preocupações em relação à evasão é a segurança. Destaca ainda: “Existem atualmente cerca de 2.400 educandos nas modalidades EJA e EJA Educação Cidadã que necessitam dessa segurança. As coordenações afirmam que sempre que solicitaram os préstimos da Guarda foram atendidas. A idéia é estreitar ainda mais esta relação”. Outra preocupação é a iluminação pública, cujo diálogo está sendo estabelecido com a Sec. de Serviços Urbanos. Participaram ainda do encontro, Márcio Acosta, da Coord. de Prevenção à Violência nas Escolas e Rogério Roque da Rosa, coordenador da Guarda Comunitária. No final do encontro, o Sec. Eduardo Pazzinatto ratificou as intenções manifestas.

Informação: Alexandre Rafael da Rosa

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Curso de Formação da EJA Investe na Interdisciplinaridade Através da Leitura

Os professores da Educação de Jovens e Adultos de Canoas tiveram mais uma noite de formação nesta quinta-feira dia 1º de setembro. Dentro do Eixo Temático “Cultura, Cidadania e Meio Ambiente”, o Instituto Integrar, responsável pela formação do corpo docente da EJA, preparou uma atividade voltada para cidadania baseada no texto “História de um olhar” que compõe o livro “A vida que ninguém vê” de Eliane Brum. A idéia foi transformar o texto, baseado na realidade de um aluno que sofria preconceito social, e apresentado pelo professor “Braguinha”, em um tema gerador para estimular ações pedagógicas por parte das diferentes áreas do conhecimento em direção à interdisciplinaridade. O curso reuniu cerca de 100 professores nas dependências da Escola Rio de Janeiro. As oficinas foram ministradas pelas profissionais de educação, professoras Denise Kriedee da Costa e Maria Elvira J. Menegais, na área de Ciências Naturais e Matemática, e Clarice Gorodiche, para Linguagens. O professor Jaime Fogaça, do Instituto Integrar, atuou na área de Ciências Humanas e Sociais. As professoras Diovane Alves dos Santos e Tânia Tomazewski, desenvolveram trabalhos junto aos professores da alfabetização e pós-alfabetização.
Na ocasião, foi apresentado aos professores o novo diretor da Educação Continuada e Diversidade, Luiz Augusto Farofa da Silva, que falou de sua experiência pessoal como educador de EJA e explanou as propostas da Diretoria para esta modalidade.




Informações: Alexandre Rafael da Rosa
Foto: Prof. Márcia Marques