terça-feira, 23 de agosto de 2011

2ª Etapa de Formação dos Professores da EJA Educação Cidadã


Nos dias 08 e 09 de agosto, se reuniram na Secretaria de Educação de Canoas os educadores das turmas de Ensino Fundamental – EJA Cidadã, para mais uma formação, agora dentro do Segundo Eixo Temático.

A formação iniciou com os relatos dos educadores sobre suas turmas como forma de avaliar o processo, trazendo para a reflexão os avanços e as dificuldades de cada uma. A partir da avaliação, tendo presente os objetivos a que se propõe o curso, é que foi possível re-planejar as atividades, estratégias e ações para a sala de aula. 
   Presentes na formação as educadoras Márcia Hartman da Escola Rio de Janeiro, Jaqueline Serrati, da Escola Santos Dumont, Cristiane Oliveira, também da Escola Santos Dumont, Jeferson Sturm, da Escola Guajuviras, Naira Antpack, que trabalha no espaço alternativo e tem uma turma só de mulheres, Maria Cirilo da Escola Ministro Carlos Ludwig, Maria Margarete, da Escola Paulo VI e Elisabete Martins, da Escola Duque de Caxias. 

   A partir dos relatos das educadoras e do educador foram feitas algumas sugestões para ajudar na implementação da proposta metodológica proposta que é transdisciplinar, a qual exige do educador muita pesquisa e estudo. Uma possibilidade é fazer um rodízio nas turmas. A EJA cidadã elabora Pareceres Avaliativos dos educandos que podem ser feitos por objetivos, descritivo, ou ainda, modelos próprios das escolas de cada uma das educadoras. Mas, é necessário fazer este Parecer e sentar individualmente com cada educando e mostrar a avaliação da sua aprendizagem, dialogando e sugerindo possibilidades para novos avanços para que saibam como estão indo neste processo. 

Sobre o planejamento, realizado nas sextas-feiras, este deve ajudar a decidir “o que se vai fazer” e “para que fazê-lo”, só através dessas consciências o planejamento terá efeito e haverá transformação e conhecimento. “O planejamento de sala de aula, deve resgatar o sentido social do trabalho escolar, deve ser instrumento metodológico da realidade, de ideias que superam o mero domínio cognitivo de informações”, destaca a educadora Soloá Citolin, do Instituto Integrar, órgão responsável pela formação. Ressalta ainda que "através dos relatos percebi que estão acontecendo bons avanços nas turmas e que os educadores estão muito comprometidos e responsáveis com o processo metodológico. Isso nos anima porque percebemos que, apesar do pouco tempo que cada educadora e educador têm para planejar, há um grande esforço para que o processo pedagógico seja exitoso".

Elaborado a partir do relatório fornecido pela Prof. Soloá Citolin - Inst. Integrar

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