sexta-feira, 21 de outubro de 2011

EJA do CEIA vai a 8ª Bienal do MERCOSUL

As turmas da EJA localizadas no CEIA (Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade) foram em busca de novos conhecimentos na Bienal. A Atividade Cultural evidencia a importância do aprender a ler e escrever para além dos portões da escola. Significa apropriar-se da cultura que nos rodeia. É, na verdade, sair do espaço da sala de aula e produzir conhecimento fora dela. 

A arte é um instrumento para o exercício da cidadania. O tema Geopoética nos coloca neste mapa. A comprovação desta afirmativa se deu através da participação de nossos educandos, que tiveram a oportunidade de ir até Porto Alegre e interagir com as obras da Bienal. O processo teve início na alegria presente durante o percurso do ônibus e culminou com os relatos de alunos que nunca haviam saído sozinhos para um passeio e participado de um evento cultural de tamanha importância.  

As obras e a mediação deram-lhes a oportunidade de perceberem o mundo de uma forma reflexiva, diferenciada, crítica e prazeirosa. Os momentos vividos serão, de certa forma, revivenciados e contextualizados posteriormente nas atividades de sala de aula buscando dar sentido e significado para suas aprendizagens.

Esta oportunidade foi de grande valia, entretanto no aspecto referente à acessibilidade, a dificuldade se deu em relação ao ônibus, que não era adaptado para cadeirantes. Vivemos em um mundo, onde TODOS devem ter igualdades de direitos e oportunidades, respeitando as diferenças. Sugerimos que este aspecto seja sempre observado em qualquer tempo e lugar, somente desta forma estaremos realmente inseridos no mapa da arte, da Geopoética e da plena inclusão.

Informações e fotos:
Coordenadora e Prof. da EJA/CEIA Ana Raupp

0 comentários:

Postar um comentário