segunda-feira, 4 de junho de 2012

Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas promove formação para educadores da EJA

A Unidade da Educação de Jovens e Adultos em parceria com o SPE ( Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas), ambos da Secretaria Municipal de Educação, organizou formação semanal de educadores das escolas municipais que possuem EJA. Conforme a gestora do SPE, Silvia Hansen, a formação aconteceu em quatro encontros e teve o objetivo de auxiliar os educadores que trabalham na articulação, assessoria pedagógica e incentivo à leitura das escolas que desenvolvem o trabalho nesta modalidade de ensino. "O enfoque foi de que os professores conheçam as ofertas de atendimento disponíveis no município quando identificados problemas que incluam alcoolismo ou uso de drogas. A proposta é que a pessoa que vive o problema seja orientada para um local onde possa encontrar a solução", avaliou Sílvia.

Neste sentido foram abordados temas como: DSTs, tuberculose, HIV/AIDS, violência e planejamento familiar, conforme o seguite cronograma:

20/04Apresentação do SPE – Silvia Hansen – Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas - professora da Rede Municipal de Canoas. 
DST/HIV – Jaqueline da Silveira Batista – Psicóloga SAE/CTA – Secretaria Municipal de Saúde de Canoas.

27/04Tuberculose – Maristela Elisabete Rilger – PMPT – Secretaria Municipal de Saúde de Canoas.
Dinâmicas para trabalhar as temáticas do SPE – Silvia Hansen – Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas - professora da Rede Municipal de Canoas.

04/05Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas - Rosane Alves Kern – Psicóloga DPASM- Secretaria Municipal de Saúde de Canoas. 
Programa Canoas Viva – Geisa Maria Bonfanti – Licenciada em Educação Física – DPASM – Secretaria Municipal de Saúde de Canoas.

11/05Planejamento Familiar – Leandro Tozzi Reppold – Psicólogo- Planejamento Familiar- Secretaria Municipal da Saúde de Canoas e Micheli da Cruz Freitas – Assistente Social – Planejamento Familiar – Secretaria Municipal de Saúde de Canoas. 
Violência contra a Mulher -Wanessa Buarque – Advogada – Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber.

As escolas participantes da formação foram a EMEF Duque de Caxias; EMEF Erna Wurth; EMEF Irmão Pedro; EMEF Odete Freitas; EMEF Rio de Janeiro, EMEF Thiago Wurth e EMEF Rio Grande do Sul.


Fonte: SECOM
Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha
Adaptação: Alexandre R. Rosa

1 comentários:

Silvia disse...

Espero que esse seja o primeiro de muitos trabalhos em parceria UEJA/SPE!
Silvia

Postar um comentário