quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CONTRARIANDO A TENDÊNCIA, A EJA AMPLIA A OFERTA PARA 2017 EM CANOAS

A modalidade Educação de Jovens e Adultos está com previsão de um grande salto para o ano seguinte em nosso município. Das atuais 55 (cinquenta e cinco) turmas passará para 65 (sessenta e cinco) turmas e, se aprovados os projetos de parceria, poderá chegar a 70 (setenta) turmas. Com relação ao número de escolas avançará de 15 (quinze) em 2016 para 20 escolas em 2017. 


Esse crescimento se dará em virtude, fundamentalmente, da ampliação da oferta das turmas de EJA Juventude Cidadã no diurno, para atender, principalmente, os alunos que encontram-se em distorção idade-série, do sétimo ano em diante e que estejam na faixa etária entre 15 e 17 anos. 

A distorção idade-série diminuiu entre 2014 (1.403 alunos) e 2015 (1.318), em parte, pelo aumento da oferta de turmas no diurno. Atualmente são 8 (oito) turmas (somente no diurno) em 5 (cinco) escolas. Para 2017 estão previstas 19 (turmas) distribuídas por 14 (quatorze) escolas da rede municipal.
Com o quadro de professores(as) concluído, todas as turmas já estão contempladas com os profissionais necessários para atende-las.
Enquanto Estado e outros municípios promovem uma política de desmanche da EJA fechando escolas no noturno, observando o grande avanço de adolescentes entre 15 e 17 anos de idade, o chamado fenômeno da juvenilização da modalidade, o município através da Unidade de Educação de Jovens e Adultos/DEF/SME promoveu com o CME - Conselho Municipal de Educação uma Resolução Municipal, que amparada na Resolução CNE/CEB nº 03/2010, abriu as possibilidades de oferta da modalidade para diferentes turnos e locais, desde que ofereçam as devidas condições, flexibilizando sua oferta em termos de tempo e espaço.

Proposta de Parcerias

Dezenove turmas previstas nos permitem avaliar que cerca de 550 educandos estarão sendo atendidos pela modalidade no diurno, evitando a migração para o noturno e tranquilizando pais que não desejavam o remanejo para noite e até mesmo a troca de escola. A EJA Juventude Cidadã é uma nova oportunidade para adolescentes acima de 15 anos e que terão uma proposta de ensino diferenciada com educadores que passam por formação e planejamento coletivo quinzenalmente na SME.

Turma da EJA JC da EMEF Guajuviras - 2016
Prof. Paulo Ricardo Amaral
A EJA JC aposta na unidocência como forma de estabelecer maior vínculo e diminuir a evasão

Turma da EJA JC da EMEF Nancy Pansera - 2016
Prof. Adriano Beziazacinai
Currículo multidisciplinar voltado para realidade e atividades extra-classe para motivar e dar sentido ao conhecimento

1 comentários:

Peter parker disse...

Problems because of hacked account in Gdax Support
Facing hacking issues in Gdax are nightmares that one wants to avoid. Hacking issues are difficult to handle as it requires assistance from the personalities who have command on this product and know the pros and cons about it. You can dial Gdax Support Number +1-800-665-6722. and share your queries with the professionals and attain the best solutions from them. The customer care attends every user and make sure that users get the right process and method to deal with the error.
For more info: https://www.cryptophonesupport.com/wallet/gdax/

Postar um comentário