sábado, 10 de dezembro de 2016

EDUCANDOS(AS) DE INCLUSÃO DA EJA SE FORMAM EM CURSO PROFISSIONALIZANTE


Foi um sucesso a primeira edição do Programa Aprendiz – curso de auxiliar administrativo – uma parceria entre a Rede La Salle, ACADEF - Associação Canoense de Deficientes Físicos, Secretaria Municipal de Educação/UEJA/DEF/DIN e Ministério do Trabalho do Rio Grande do Sul. 


A formatura aconteceu no dia 2 de dezembro, e como já era de se esperar, uma energia de muita emoção pairou no Salão de Atos Irmão Pedro Rudell, na Unilasalle. Foram 800 horas de aulas teóricas e práticas para os 18 jovens com deficiência ou dificuldade de aprendizagem, os quais cumpriram todos os deveres e, com êxito, concluíram o curso em grande estilo. 


Vestidos com a toga, levaram seu barrete para a presidente da ACADEF, Patrícia Marcelino, colocá-lo em suas cabeças. Logo após, o irmão e representante da Província Brasil-Chile da Rede La Salle – Antônio Campelli, entregou os diplomas. 


E a emoção não parava por aí. Instrutores e familiares aplaudiam os formandos ao som de suas músicas favoritas ao fundo, coordenadoras entregavam lembranças e presentes e, por fim, eles empunhavam os canudos para a plateia, que vibrava. 


Foi lindo de ver aprendizes que se transformaram em profissionais e hoje estão prontos para o mundo de trabalho. Estiveram presentes pela ACADEF Aline Lopes, Coordenadora do Setor de Capacitações e Iara dos Santos; Ana Costa, auditora do Ministério do Trabalho e representando a Secretaria Municipal de Educação, Ronaldo Ribeiro, da Diretoria de Inclusão e a prof. Sandra Frozza, assessora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos / Diretoria de Ensino Fundamental. 


Porém, as participações mais importantes foram dos educandos/as de inclusão da EJA: Leonardo de Lima Ventura (EMEF Rio Grande do Sul); Fábio Machado Cardoso (EMEF Santos Dumont); Monique Conceição Franco (EMEF Nelson Paim Terra) e Jessica Borges Francisco (EMEF Irmão Pedro).
O início desta trajetória pode ser revisado acessando o link: http://revelandoaeja.blogspot.com.br/2015/07/parceria-com-acadef-e-rede-la-salle.html
Duas novas turmas já estão em formação com entrevistas a serem agendadas até o dia 16 de dezembro, contatando a ACADEF através do telefone (51)34669621.


Fonte: Informativo CADEF
Fotos: ACADEF e Prof. Sandra Frozza

0 comentários:

Postar um comentário