quinta-feira, 26 de abril de 2012

EJA E CEIA promovem políticas de Inclusão

A Diretoria de Educação Continuada e Diversidade, na promoção de uma proposta intersetorial, articula políticas inclusivas na área educacional. Tal proposta, já delineada em reuniões anteriores, foi referendada no último encontro dos coordenadores, no dia 19 passado. Desta forma, a Unidade de Educação de Jovens e Adultos e a Unidade de Inclusão, tendo como objetivo principal possibilitar o acesso à educação para os jovens e adultos de acordo com as características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades e garantindo aos educandos condições de permanência e desenvolvimento intelectual no exercício da sua cidadania, construíram um plano de ações conjuntas.
Várias dessas ações são pensadas e executadas para a qualificação deste educando que apresenta um tempo fragmentado de escolaridade, com repetências acumuladas ou interrupções na vida escolar.  Muitos nunca foram à escola ou dela tiveram que se afastar, em função da entrada precoce no mercado de trabalho, seja pelas necessidades de sobrevivência da família, seja pela busca de autonomia ou ainda pela exclusão social. 
A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na EJA tem se intensificado cada vez mais, decorrente de inúmeras demandas. Neste sentido, estamos organizando neste ano de 2012 uma parceria entre Unidade da Educação de Jovens e Adultos (UEJA) e o Centro de Capacitação de Educação Inclusiva e Assessibilidade (CEIA), com o objetivo de prestar assessoria às escolas de Ensino Fundamental com modalidade EJA que possuem alunos com necessidades especiais incluídos e alunos com histórico de repetências e dificuldades de aprendizagem, também decorrente  da exclusão e frustrações frente a sua vida escolar. 
Este trabalho será executado por professores itinerantes que prestarão atendimento educacional, atuando como agentes de mediação, sensibilização e mobilização junto aos docentes das salas de aula e equipe pedagógica responsáveis pela condução cotidiana da vida escolar, a partir de um levantamento que detectará as demandas nas escolas.

4 comentários:

Marina disse...

Tenho acompanhado o trabalho da EJA Canoas, através das notícias que me mandas. Parabéns pelo trabalho e pelo dinamismo da equipe.

Pé de Pato disse...

Canoas cada vez mais contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. Os alunos da EJA precisam deste olhar diferenciado.

Carla Patricia disse...

Bom dia! Gostaria de saber onde fica o CEIA Canoas.
Obrigada!

Anônimo disse...

O CEIA fica na Rua Rio de Janeiro, 360 - Bairro Mathias Velho

Postar um comentário