segunda-feira, 30 de abril de 2012

EJA se Mobiliza e Participa do Debate Sobre Prevenção à Violência Escolar

Agraciado pela presença maciça da comunidade escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com representações de 14 escolas, ocorreu na noite de quinta-feira, 26, no Salão Nobre da Unilasalle, o Encontro Preparatório para o V Fórum de Prevenção à Violência Escolar. Na ocasião, foi realizada a cerimônia de formatura de 121 alunos da oficina de fotografia da Central Única das Favelas, realizada nas escolas municipais de Canoas em parceria com a Prefeitura.

Além das palestras de Marta Rufatto, Secretária de Educação, Eduardo Pazinato, Secretário de Segurança Pública, e da advogada do projeto OAB Vai à Escola, Elisabeth Castilho, o evento contou com a presença de Manoel Soares, coordenador da CUFA RS. Para Manoel, o interesse demonstrado reflete o pioneirismo do município de Canoas na abordagem da violência escolar. "Nenhuma cidade brasileira criou uma política de prevenção ao crack nas escolas como nós fizemos. Os jovens de Canoas conseguiram produzir e reproduzir conscientização, coisa que cidades como Porto Alegre e São Paulo querem fazer agora com o nosso modelo", declarou Manoel.


Marta ressaltou a importância do envolvimento da comunidade e, em especial, dos estudantes, público-alvo das políticas conjuntas de prevenção à violência. "Agradecemos a todos os pais, professores e diretores da rede municipal por participar dessa construção coletiva. Mas os verdadeiros protagonistas deste encontro são vocês, alunos das nossas escolas", afirmou a secretária.

Pazinato aproveitou a oportunidade para apresentar as ações trabalhadas pela Guarda Municipal e os resultados decorrentes da abordagem diferenciada. Com 56 câmeras de vídeo auxiliando no monitoramento das escolas, registro online das ocorrências e 62 dos 132 guardas municipais destacados para participar da ronda escolar, Canoas registrou, em 2011, 470 casos relacionados à violência escolar. Para o secretário, a união entre tecnologia e consciência transformou a relação entre alunos, pais e comunidade escolar.
O V Fórum de Prevenção à Violência Escolar vai aprofundar o debate em torno da segurança nas instituições municipais de ensino e dar voz à comunidade para avaliar as medidas atuais e sugerir novas políticas de prevenção e enfrentamento. O evento acontecerá na Semana de Canoas, em meio às comemorações do 73º aniversário da cidade.



Texto adaptado da notícia publicada no site da PMC por Luiz Damasceno (SECOM)
http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/idDep/30/id/4981

Fotos: SECOM

0 comentários:

Postar um comentário