domingo, 15 de abril de 2012

I Encontro Municipal da EJA debate: Ensino e/ou Educação na Modalidade

A Secretaria de Educação (SME) promoveu na noite desta quinta-feira, 12, o I Encontro Municipal da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento realizado no Salão de Atos do Unilasalle reuniu professores da modalidade, além de representações de alunos. A temática do encontro foi "A Educação e/ou o Ensino de Jovens e Adultos: a busca pela emancipação humana", abordado pela professora Luciani Paz Comerlatto, mestre em educação e doutoranda da UFRGS. O evento contou com a participação do prefeito Jairo Jorge, da secretária de educação, Marta Rufatto, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Cristina Gobbi e do diretor de educação continuada e diversidade, Luiz Augusto Farofa da Silva. Atualmente a modalidade de ensino que contempla jovens e adultos de Canoas conta com aproximadamente três mil estudantes distribuídos em 69 turmas em diversas escolas municipais. Para Jairo Jorge, atingimos um ponto de universalização do ensino, mas mesmo com os diversos avanços ocorridos, a qualidade universalizada ainda é uma meta a ser perseguida. "Temos o EJA para o ensino médio que ainda deve ser ampliado, e estamos conversando com o governo do Estado neste sentido. Antes tínhamos menos gente estudando, então a qualidade era naturalmente melhor. Temos que garantir ensino de qualidade para todos, e não apenas em ilhas de excelência. Esta é nossa busca constante enquanto governo", ressaltou Jairo Jorge.

Conforme a SME, a Educação de Jovens e Adultos tem como finalidades e objetivos o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os educandos aprimorem sua consciência crítica, e adotem atitudes éticas e compromisso político, para o desenvolvimento da sua autonomia intelectual. "Atualmente o EJA trabalha com eixos temáticos e temos a primeira turma de educação quilombola. Com isto respeitamos as características dos estudantes, buscando assim qualificar sempre, com os olhos no futuro de Canoas", registrou Marta Rufatto.
 
A palestra ministrada pela Profª. Ms. Luciani Paz Comerlartto, partiu do questionamento sobre a relevância do tema para o atual momento histórico. Para isso, traçou um fio condutor entre a singularidade da EJA, no contexto da educação brasileira e as suas múltiplas relações em nível sócio-político-econômico, dominado pelo Sistema Capitalista. "Para que isto aconteça, o educador têm que ter em mente que não está agindo de forma isolada. Mas que todos os seus atos refletem um contexto educacional, social e econômico", comentou Luciani, que ainda completou: "As pessoas constroem seu mundo a partir de suas experiências, e isto deve ser aproveitado para estabelecer diálogos. Vivemos tempos de ilusões do sistema capitalista, e esquecendo que não podemos ser felizes sozinhos, e que somente juntos podemos mudar a realidade." Luciani acentuou a importância da EJA estar voltada à construção do Sujeito Histórico na Integralidade, que significa o desenvolvimento de todos os aspectos que constituem o Sujeito Histórico-Social. Destacou a importância do diálogo e do planejamento coletivo por todos os integrantes do processo de ensino-aprendizagem, oferecendo vez e voz à comunidade educacional envolvida: alunos, pais, professores, equipe gestora e o coletivo educacional em geral. "Essa perspectiva teórica está de acordo com a tese que afirma a EJA, enquanto uma modalidade de ensino, promotora de um espaço que vá além da aquisição do certificado de conclusão da educação básica e/ou ingresso no mundo do trabalho. Ela deve oferecer uma formação de Qualidade Social, comprometida com o processo de constituição do Sujeito Histórico Social - capaz de viver no, com e para o coletivo - visando uma sociedade mais humana, justa, emancipatória e feliz", finalizou.
O evento teve a promoção da Diretoria de Educação Continuada e Diversidade da SME. Na ocasião houve a escolha dos delegados para o Encontro Estadual da EJA em 2012, ficando a seguinte constituição:

Educadores:

1) Maitê Santarém - EMEF Erna Würth
2) Dileta da Rosa Santiago - EMEF Paulo VI
3) Maria Margarete da Silva - EMEF Paulo VI
4) Giselda Kegel - EMEF Erna Würth
5) Lisiane Teresinha Abreu - EMEF Rio de Janeiro

Educandos
:

1) Diego Rodrigues dos Reis - EMEF João Paulo I
2) Adriana Toledo de Almeida - EMEF João Paulo I
3) Leonardo Chaves Cardoso - EMEF  Erna Würth
4) Daiana dos Santos - EMEF Erna Würth
5) Gabriel Lyrio da Silva - EMEF Rio de Janeiro
6) Leandro Fiuza Barreto - EMEF Rio de Janeiro

Texto: Adaptado de Euclides Bitelo - SECOM

0 comentários:

Postar um comentário