sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Inaugurada turma da EJA para as mulheres do Ponto Popular de Trabalho/MTD

Na manhã de quarta-feira, 1º de agosto, foi realizada a aula inaugural da Educação de Jovens e Adultos para trinta mulheres integrantes do Ponto Popular de Trabalho no bairro Mathias Velho, ligado ao MTD - Movimento dos(as) Trabalhadores(as) Desempregados(as). No Ponto funcionam os núcleos de corte e costura e panificação. O projeto é realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Educação.

A proposta de alfabetização surgiu durante os cursos de capacitação. Aos poucos se estruturou o Grupo de Trabalho formado pelas instituições que formataram a composição entre a EJA e o curso profissionalizante, com o apoio da UFRGS. "O trabalho e a educação estão juntos. Uma das dificuldades para conseguir emprego é a falta de conhecimento e qualificação. Esta é mais uma conquista para estas pessoas", falou a representante do Movimento de Trabalhadores Desempregados (MTD) no município, Ereni Diniz Poerschke.

Fizeram parte do GT a prof. Rita de Cássia Machado e Emanuele Glaeser, pela UFRGS, Os profs. Duílio Miles e Fábio Marçal do IFRS, a gerente de projetos da SMDS Flávia Mariani, o gestor da Unidade EJA da SME Alexandre Rafael da Rosa e o companheiro Mauro, representante o MTD,além do coletivo de mulheres do PPT/MTD.

Com carga horária de 600 horas, as aulas da EJA associadas às oficinas profissionalizantes promovidas pelo Instituto Riograndense de Ciência e Tecnologia - IFRS ajudarão na gestão e comercialização dos produtos produzidos. Elas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no próprio Ponto, enquanto os cursos profissionalizantes sobre produção e comercialização da padaria e da costura acontecerão na parte da tarde. O PPT está localizado na avenida Rio Grande do Sul, nº 4271, bairro Mathias Velho.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Thiago Würt, presente na aula inaugural através do seu Diretor José D'Avila, dará estrutura necessária para a EJA: material didático, móveis, professores e merenda, disponibilizando também laboratório de informática e sala de vídeo.
A coodenadora do MTD Lurdes Santin elaborou um verdadeiro manifesto símbolo deste acontecimento que reproduzimos abaixo:

Eu quero estudar, eu vou estudar!!!
O dia nasceu como todos os outros, na verdade, diferente! Um certo calor em pleno inverno. E no coração de um grupo de mulheres nasceu como um dia de Primavera. A rotina não era a mesma, a reunião não era simplesmente uma reunião, era sim um novo começo. Sim, uma conquista da Luta e da Persistência galgada nas fileiras do MTD – Movimento dos Trabalhadores/as Desempregados/as. O dia 1º de agosto de 2012 marcou a Aula Inaugural da EJA num Ponto Popular de Trabalho, em Canoas/RS. Os sujeitos desse cenário: um grupo de mulheres que no decorrer de sua história, da história de nosso país foram negadas em seu direito de Estudar. A Mística que vivenciamos tinha a mensagem: “eu quero estudar, eu vou estudar”! A maioria com idade de avós, mas com ar e vontade de meninas. Penteadas, arrumadas, ajeitadas como se fossem para uma festa. E era uma festa, era a coroação de uma luta organizada, de um longo processo de construção de possibilidades. As lágrimas que, timidamente, correram na face regaram o campo fértil de nossa capacidade de superação, firmaram que o “Ser Mais” se concretiza quando percebendo o “Inédito Viável” superamos as “Situações Limites” e então nos humanizamos e humanizados, humanizamos. Juntos, coletivamente construímos hoje um amanhã mais feliz, mais digno, mais justo. Porque não é possível que em nosso Brasil, tão rico, tão grande. O Brasil de Paulo Freire ainda tenha tantas pessoas que não alcançaram a alfabetização. Não nos é possível aceitar que trabalhadoras como estas não tenham acesso a escolarização. E porque não aceitamos, lutamos, e porque lutamos, conquistamos. E agora somos testemunhas que um novo processo que se instaura e que um grupo de mulheres está vivendo a beleza e o desafio da alfabetização. Junto com isso qualificação técnica e formação humana, num Ponto Popular de Trabalho. É verdade que ainda não está bem estruturado, que ainda nossas crianças dividem o mesmo espaço, e tantas outras dificuldades, mas também é verdade que teremos força e coragem para enfrentar tudo e chegar no fim de ano com uma festa de formatura, da primeira turma. Primeira, porque haverá de ter continuidade até que todas atinjam a escolarização que julgarem justa e necessária.
Lurdes Santin
Educadora Popular e Militante do MTD





Texto elaborado por Alexandre Rafael da Rosa a partir de adaptação textual da SECOM

0 comentários:

Postar um comentário