Com o objetivo de promover um conhecimento mais profundo da proposta pedagógica da EJA, a Diretoria de Educação Continuada e Diversidade da SME, através da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, está realizando reuniões periódicas nas escolas com os educadores, muitos dos quais novos na modalidade, e equipes de coordenadores.
Eixos temáticos, subeixos, planos de trabalho e projetos, são temas de debates e diálogos. Os encontros tem permitido também o esclarecimento de muitas dúvidas com relação ao Regimento e à Proposta Político Pedagógica. Reflexões a respeito da juvenilização, ou seja, do ingresso cada mais constante de adolescentes na educação de jovens e adultos, da evasão e medidas de contenção, das políticas de EJA no âmbito estadual e nacional, são pertinentes nas conversas, bem como questões relativas à segurança.
No dia 17 de julho, o gestor da Unidade EJA, professor Alexandre Rafael da Rosa, esteve reunido com educadores e direção da EMEF Dr. Nelson Paim Terra. A questão da evasão foi o centro do debate. Em 2010, o índice de evasão da escola foi de 52,33%, o mais alto da Rede na modalidade, segundo dados da Unidade Administrativa da SME. Em 2011, baixou para 46,51%, ainda extremamente elevado. O objetivo é reduzir esse indicador no presente ano. A escola está com uma equipe completa no noturno. Conta com o vice-diretor prof. João Luiz S. Pinho, a supervisora prof. Carmen Letice e a orientadora prof. Alessandra H. Azevedo. A diretora prof. Eliane Ziegler está acompanhando mais de perto as ações da modalidade.
Esses assuntos ainda devem ser debatidos em outras escolas em que ocorrerão esses encontros. As reuniões servem também para a promoção de uma maior integração entre a mantenedora e o corpo docente da EJA, o que tem gerado resultados muito positivos, bem como avaliações de que são produtivos e esclarecedores. Cada final de reunião há uma sensação motivadora para aplicação da proposta pedagógica.
Texto: Alexandre Rafael da Rosa
Fotos: Esc. Drummond - Prof. Delmar
1 comentários:
Estes encontros proporcionam momentos de reflexão das ações, a fim de que se aprimore o que está sendo feito certo e que se reorganize o que ainda não está bom. Muito obrigada pelo apoio.
Postar um comentário