quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Reuniões nas Escolas aprofundam formação e planejamento na EJA

Com o objetivo de promover um conhecimento mais profundo da proposta pedagógica da EJA, a Diretoria de Educação Continuada e Diversidade da SME, através da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, está realizando reuniões periódicas nas escolas com os educadores, muitos dos quais novos na modalidade, e equipes de coordenadores.
Eixos temáticos, subeixos, planos de trabalho e projetos, são temas de debates e diálogos. Os encontros tem permitido também o esclarecimento de muitas dúvidas com relação ao Regimento e à Proposta Político Pedagógica. Reflexões a respeito da juvenilização, ou seja, do ingresso cada mais constante de adolescentes na educação de jovens e adultos, da evasão e medidas de contenção, das políticas de EJA no âmbito estadual e nacional, são pertinentes nas conversas, bem como questões relativas à segurança.

No dia 17 de julho, o gestor da Unidade EJA, professor Alexandre Rafael da Rosa, esteve reunido com educadores e direção da EMEF Dr. Nelson Paim Terra. A questão da evasão foi o centro do debate. Em 2010, o índice de evasão da escola foi de 52,33%, o mais alto da Rede na modalidade, segundo dados da Unidade Administrativa da SME. Em 2011, baixou para 46,51%, ainda extremamente elevado. O objetivo é reduzir esse indicador no presente ano. A escola está com uma equipe completa no noturno. Conta com o vice-diretor prof. João Luiz S. Pinho, a supervisora prof. Carmen Letice e a orientadora prof. Alessandra H. Azevedo. A diretora prof. Eliane Ziegler está acompanhando mais de perto as ações da modalidade.

Na abertura do 2º semestre, no dia 30 de julho, a reunião foi na EMEF Carlos Drummond de Andrade, no bairro Guajuviras. O novo coordenador prof. Delmar S. Furtado e a equipe de educadores discutiram em detalhes a proposta didático-pedagógica, as diferenças entre a grade curricular do dia e o conhecimento integral com estímulo à interdisciplinaridade na EJA e a mudança de disciplinas para áreas do conhecimento. Também o tempo de planejamento e suas formas, o plano de trabalho periódico e a postagem na wiki pautaram a reunião.

Já na noite de 07 de agosto, o encontro foi com os professores da EMEF Paulo VI. Com a coordenadora da EJA prof. Marli Teresinha F. de Abreu e os educadores da escola, o diálogo girou em torno das políticas de EJA e a nova realidade na modalidade. Questões como indisciplina também foram abordadas. Entre comentários foi destacado que a rotatividade entre os educadores da educação de jovens e adultos tem prejudicado a formação continuada. Porém, novos professores tem demonstrado muito interesse pela proposta didático-pedagógica, até certo ponto inovadora e que exige um perfil para os educadores, bem como uma postura "ousada" em termos de pesquisa, plano de aula e desenvolvimento de suas atividades junto aos educandos.

Esses assuntos ainda devem ser debatidos em outras escolas em que ocorrerão esses encontros. As reuniões servem também para a promoção de uma maior integração entre a mantenedora e o corpo docente da EJA, o que tem gerado resultados muito positivos, bem como avaliações de que são produtivos e esclarecedores. Cada final de reunião há uma sensação motivadora para aplicação da proposta pedagógica.

Texto: Alexandre Rafael da Rosa
Fotos: Esc. Drummond - Prof. Delmar



1 comentários:

Cármen Letice - EMEF Dr. Nelson Paim Terra disse...

Estes encontros proporcionam momentos de reflexão das ações, a fim de que se aprimore o que está sendo feito certo e que se reorganize o que ainda não está bom. Muito obrigada pelo apoio.

Postar um comentário