terça-feira, 1 de novembro de 2011

Educação Ambiental na EJA da Nelson Paim Terra

Nesse semestre, na E.M.E.F. Dr. Nelson Paim Terra, está sendo desenvolvido um Projeto de Educação Ambiental que visa amenizar o impacto e a poluição causada pelo lixo na comunidade do bairro Rio Branco. O projeto parte de um trabalho efetivo na escola Dr. Nelson Paim Terra,  envolvendo direção, funcionários, professores e alunos, motivando-os à prática consciente da separação e destinação correta dos resíduos e, especialmente promovendo a reflexão sobre a produção de resíduos associada aos modos de vida da sociedade contemporânea, tão frequentemente instigada pelo consumo.
O projeto constitui-se na exibição de filmes e documentários referentes ao assunto promovendo reflexões e debates, palestras, saída pedagógica ao aterro sanitário do município e ao galpão de triagem COARLAS, saída no barco Martim Pescador, oficinas de reaproveitamento e reciclagem, pesquisas no laboratório de informática sobre lixo e saúde, leitura e análise de textos e reportagens sobre resíduos sólidos.

O repensar a questão do lixo, reduzir sua produção e separar os resíduos é um dever do cidadão, responsável pelo meio em que vive, pelo pertencimento e identidade numa coletividade, como sujeito portador de direitos e deveres.
Temos então, através da prática em Educação Ambiental, especialmente nos espaços formais, como o espaço escola, o compromisso como educadores que somos de informar, alertar, sensibilizar e motivar a população a refletir sobre a produção e o destino do lixo e mobilizá-la para a prática ecologicamente correta que é a da separação dos resísuos sólidos e, principalmente, a reflexão sobre o consumo.


Informações e fotos:
Viviane T. Furtado
Professora da E.M.E.F. Dr. Nelson Paim Terra 
Pós-graduanda - Especialização em Educação Ambiental

2 comentários:

Anônimo disse...

essa elaine é linda

Daniele Santos disse...

Parabéns pelo trabalho realizado!
Estou divulgando a notícia no blog
http://canoaseduambiental.blogspot.com

Postar um comentário