quarta-feira, 23 de novembro de 2011

II Seminário Nacional de Educação Continuada e Diversidade

A Prefeitura Municipal de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e sua Diretoria de Educação Continuada e Diversidade/DECD, realizou o 2.º Seminário Nacional de Educação Continuada e Diversidade, evento que lotou o auditório do salão de atos do Unilasalle, e que ocorreu simultaneamente ao 9º Seminário Municipal de Formação "A escola faz a diferença", durante os dias 26 e 27 de outubro. A solenidade de abertura contou com as presenças da vice prefeita Beth Colombo e do Secretário Municipal de Educação Paulo Ritter.

Segundo Joiran Medeiros da Silva, coordenador geral de Políticas Pedagógicas de Educação Especial do Ministério da Educação, "O MEC tem Canoas como um município parceiro, onde se identifica a luta por uma escola aberta e democrática, para acolher a todos, independentemente de sua condição". Ele participou da abertura do Seminário, na quarta-feira. Na ocasião, realizou a palestra "Educação inclusiva e os avanços no Brasil". Na entrada do evento, os participantes puderam conferir trabalhos artísticos realizados por alunos do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) de Canoas e da EJA das escolas do município. A Associação Legato se apresentou com seu grupo artístico. Também foi palestrante nessa primeira noite o assessor jurídico do MP/RS, Dr. Jorge Floriano, falando sobre "Direitos Humanos".
Na quinta-feira, as atividades prosseguiram com os temas Educação de Jovens e Adultos e Diversidade. Ocorreu um show de capoeira com a presença de estudantes das escolas municipais. A palestra sobre a Educação de Jovens e Adultos, denominada "Políticas de EJA", foi ministrada pela Coordenadora Geral da EJA/SECADI/MEC e Dra. em Educação Carmem Gatto. A Diversidade foi abordada pela Dra. Gládis Kaercher da UFRGS. Ela discorreu sobre o tema: "Educação e Diversidade: entre a Lei e a Ética".
O Seminário teve como objetivo qualificar os professores e profissionais afins frente à Educação Continuada e Diversidade, resignificando desejos, saberes e práticas. O mesmo foi dirigido aos educadores das redes de ensino municipal, estadual, particular e demais interessados.


Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho
Fotos: Gilson Filho e Sirlândia Gheller
Texto complementar: Alexandre R. Rosa

0 comentários:

Postar um comentário