segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Educação Física estimula a interdisciplinaridade na EJA da Carlos Drummond de Andrade

Com a finalidade de desenvolver nas aulas de educação física atividades que contemplassem o eixo temático Cultura, Cidadania e meio ambiente, principalmente no aspecto da cultura (origens que compõem esta diversidade cultural brasileira, nas questões da atividade física, bem como o meio ambiente em que são realizadas e a contribuição para a formação do “ser” cidadão), as aulas de educação física deste trimestre oportunizaram experiências variadas com essa temática, levando os educandos a conhecerem os esportes e jogos lúdicos em diferentes culturas e povos.
Na primeira aula, desenvolveu-se a pesquisa no laboratório de informática conforme o tema proposto, onde a tarefa foi procurar em vários sites exemplos de esportes ou jogos lúdicos e seus países de origem. Após, foi elaborado um resumo de dez esportes ou jogos lúdicos. Simultaneamente, foi explicado o manuseio da pesquisa na internet, o que são sites, etc. 
Nas demais aulas, ocorreu a realização prática de algumas das atividades pesquisadas juntamente com a seguite revisão: o que são continentes, quais são, que influência os demais povos tiveram na colonização brasileira e quais regiões verifamos maiores incidências de determinadas culturas (Humanas). Tema este, igualmente adotado pela professora Anita com sua turminha da alfabetização, em que trabalhou também as rodas cantadas.
Aqui, mais alguns exemplos desenvolvidos em diversas aulas: 
- Amarelinha (França); chicote queimado com corda (Espanha/Portugual); pular corda (África). Conversa sobre o movimento básico (pular/saltar) utilizado e a necessidade de seu aprimoramento para outros esportes de rendimento.
- Jogos de mesa: jogo de dama (Medieval); varetas (Índia/China); baralho de cartas (Oriente Médio/China); ludo (Egito/Índia); dominó (China); xadrez (Índia/China); cinco marias (África); jogo da velha (Egito/Europa); mau-mau (Alemanha); UNO (USA); quebra-cabeças (África). Capacidades desenvolvidas: atenção, raciocínio lógicoe paciência. A educadora Maria Helena, confeccionou com sua turma as “cinco marias”, as peças de damas e os tabuleiros, onde além da atividade da educação física, trabalhou a matemática (as quatro operações e frações).
- Bolão (antigo Egito/Alemanha); bocha (itália), boliche (regras oficiais USA). Movimento básico arremesso. Capacidades desenvolvidas: motricidade fina; concentração; coordenação.
- Jogos indígenas (Brasil). Atividades adaptadas: futebol de cabeça ( com balão); arco e flecha (dardo); arremesso de lança (espaguete de espuma); Zarabatana (canudinho com bolinha). Criatividade, agilidade, equilíbrio, capacidade respiratória.
- Peteca (indígena-brasileira); bola de gude (Grécia); pião (Babilônia);  taco (Islândia); perna de lata; vai-vêm; pega-pega(lenço atrás). Descontração, agilidade, coordenação, cooperação.
- Desportos: basquete (USA), fustsal (Uruguai/Brasil), voleibol (USA), handebol (Alemanha).
Todas as atividades foram realizadas com plena satisfação dos alunos, os quais a cada aula ficavam com extrema curiosidade em saber o que iriam realizar. O nível de interesse foi muito bom, pois a cada site que pesquisavam agussava ainda mais a curiosidade (sobre os países, os povos) e nos momentos das práticas relatavam (essa atividade eu pesquisei, é assim,... se joga assim..., foi tal povo que inventou, teve origem em tal país, veio lá do continente tal). Enfim, conhecimento!

Proposta de Atividade / Informações e fotos:
Educadora Maria da Graça Meurer Monteiro

0 comentários:

Postar um comentário